domingo, 11 de dezembro de 2016

O I Café Teólogico  da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cocaia- abordou a temática Desafios e Esperanças para uma Igreja em Saída a partir da relação entre Teologia e Literatura.

O vigário Padre Valdocir deu as boas -vindas e parabenizou a iniciativa.
Padre Frizzo da diocese de Guarulhos, destacou a importância da presença de leigos nas reflexões da Igreja e especialmente da Teologia, indicou que para falar da eclesiologia de Papa Francisco precisamos voltar ao Concílio Vaticano II. Francisco não inventa um novo modo de pensar a igreja. Após 50 anos Francisco atualiza as grandes bases do Concílio: igreja povo de Deus, cristocêntrica e centralidade da Palavra de Deus. Acrescenta ainda dois novos elementos: defesa dos pobres e cuidado com o planeta. Diferente do papa João Paulo II que viajou o mundo mas não foi compreendido, 
Francisco fala e testemunha, pensa no pobre e vive pobre. Pede diálogo e já realizou três grandes encontros com movimentos populares. Alertou para a importância da alegria do anuncio do evangelho, numa igreja caminhante, hospital de campanha. Simples com os simples. Aos bispos e padres tstemunho com o evangelho. O cuidado com a terra, a mais pobres entre os pobres. Em Guarulhos, desde 1991, com a Escola Diocesana o laicato é destaque. Música, política, teologia, escola da palavra certificam que nos próximos anos a presença dos leigos e leigas será contundente e frutuosa.
 
A teóloga e agente de pastoral da nossa Paróquia, Celia Soares de Sousa, apresentou a dissertação do Mestrado em Teologia e Literatura que tratou a relação entre Teologia e a poesia de Murilo Mendes.(1901-1975)  Poeta mineiro, que após sua conversão ao cristianismo, escreveu poemas que retratavam a importância de um catolicismo mais voltado para a intimidade com Deus e o serviço aos pobres e necessitados.

O Seminarista Marcos Alves, tratou da Teologia Mistica e a relação com a personagem Mafalda. Afirma que é necessário “materializar a experiência mística”, ou seja, tornar prática a mística profética e ter sensibilidade pastoral, para isso é essencial mergulhar no nosso interior para buscar Deus.
O desenvolvimento integral do ser humano foi o tema principal da reflexão do professor de Filosofia Anderson Gonçalves Nascimento. Sua pesquisa que foi desenvolvida a partir do autor Jacques Maritain, nos mostrou a importância da relação entre Teologia e Literatura fantástica, mais conhecida como história em quadrinhos e cinema.

Podemos concluir que a Teologia em relação com outros saberes, não deixa de ser Teologia, assim como a Literatura não deixa de ser Literatura, porém o encontro de ambas contribui para reafirmar a necessidade de comunicar ao humano o que divino existe em si.

O pároco Padre Jair, enfatizou a beleza de ver a Teologia retornando para as bases das nossas comunidades, isto porque, disse ele: “No inicio a Teologia era assunto das comunidades, depois de um tempo ficou mais centrada na Academia, e um evento como este devolve a Teologia para a comunidade”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia Nossa Senhora Aparecida agradece sua visita e seu comentário! Deus o abençoe!