domingo, 2 de setembro de 2018

Ano do Laicato - Acolhida do Ícone


Esse ano, em que celebramos o Ano do Laicato, nossa Igreja procura animar a todos nós batizados a assumir nossa missão de verdadeiros cristãos, qual seja, viver o seguimento de Jesus na família, na comunidade, no trabalho profissional, na sociedade civil, colaborando na construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica, que seja sinal do Reino de Deus, anunciado por Jesus Cristo.
É responsabilidade de todos nós, cristãos, fazer com que a palavra de Deus que partilhamos a cada celebração se propague no mundo, principalmente nas áreas de nossa sociedade que, infelizmente, parecem desassociadas do testemunho de Cristo, tais como a Política, a Economia, os meios de comunicação de massa, a educação, a cultura e a ciência.
O Ano do Laicato é dedicado a nós cristãos leigos, para que estejamos cientes da importância de nossa atuação para que as transformações sociais que almejamos realmente aconteçam. O cristão leigo deve VER, JULGAR e AGIR: VER, estar atento à realidade;  JULGAR, avaliar se as estruturas sociais estão de acordo com a doutrina da Igreja, com o projeto de Deus; e AGIR,  ter uma ação transformadora.
Se estamos insatisfeitos com as estruturas sociais que se apresentam, precisamos, então, atuar de forma mais efetiva
Para uma atuação efetiva, precisamos vencer em nós mesmos a alienação, a acomodação e a indiferença. Além disso, não podemos ser amadores, precisamos estar preparados, organizados, e acima de tudo, precisamos ser maduros na fé, servir aos irmãos e permanecer no seguimento de Jesus, na escuta obediente à inspiração do Espírito Santo e ter coragem, criatividade e ousadia para dar testemunho de Cristo.
Se estamos preocupados com a situação atual de nosso país, devido à crescente violência, injustiça, corrupção, precisamos ser igreja onde a Palavra de Deus não chega, precisamos promover a reflexão sobre esses temas para que prevaleça a consciência Cristã. 
Como a missão do cristão leigo está atrelada à realidade social, é evidente que nossa atuação não se encerra com o fechamento do Ano do Laicato; a missão é contínua, requer dedicação, empenho e, sobretudo, entusiasmo, pois somos chamados a ser testemunhas do amor de Jesus.
Enfim, que ao final deste período de reflexão, estejamos mais conscientes de nossa missão; que tudo façamos para a glória de Deus, salvação do mundo e bem todos, e permaneçamos fiéis ao compromisso da caridade, da evangelização, da celebração e da fé.Equipe do Laicato - Núcleo Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Cocaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paróquia Nossa Senhora Aparecida agradece sua visita e seu comentário! Deus o abençoe!