domingo, 25 de agosto de 2019

Mes das Vocações - Leigos e Leigas chamados a ser sal da terra e luz do mundo





Encontramos na Constituição Lumen Gentium a definição das vocações Cristãs:  a Sacerdotal (Sagrada Ordem), o Religioso e os Leigos. As três possuem o mesmo valor de dignidade e importância, pois o chamado vem do próprio Deus, e para a realização e cumprimento deste chamado, cada uma com sua importância, missão e especificidade, contribuindo uma com a outra. 
As vocações Sacerdotal e Religiosa tem clara sua formação, missão e  atividade na Igreja e no mundo, já a dos leigos e leigas por ser um campo vasto e a definição de atuação dentro e fora da igreja, por vezes atrapalha a consciência da missão e da importância para a construção do Reino de Deus.

O Concilio Vaticano II afirma a plena pertença dos fieis leigos à Igreja e ao seu ministério e a índole peculiar da sua vocação, a que tem como especifico “procurar o Reino de Deus tratando das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus”, o Papa Pio XII dizia: Os fieis, e mais propriamente os leigos, encontram-se na linha mais avançada da vida da Igreja, para eles, a Igreja é o princípio vital da sociedade humana. Por isso, eles, e sobretudo eles, devem ter uma consciência cada vez mais clara, não só de pertencerem à Igreja, mas de ser a Igreja, isto é, a comunidade dos fieis sobre a terra sob a guia do chefe comum, o Papa, e dos bispos em comunhão com ele. Eles são a Igreja ... (Chistifideles Laici, n. 9). 
Como todo Chamado é preciso dar uma resposta a Deus, é fundamental o encontro com o Cristo, Seu seguimento e o conhecimento dos documentos e magistério da Igreja.
No documento 105 há uma parte muito bonita chamada o “Rosto do Laicato” (Doc 105, 55-62). Nela, os bispos afirmam que todos os batizados que escolheram Jesus como seu Senhor, sem distinção, são leigos e leigas que participam do sacerdócio de Cristo na Igreja e no mundo, de diferentes modos, como um direito e como uma consequência natural dos sacramentos da iniciação cristã (batismo, eucaristia e crisma). 
Assim, as crianças, os jovens, os casais que escolhem a vida matrimonial, as mulheres, os homens, os idosos, os viuvos e viuvas, todos são leigos e leigas. Todas as pessoas que, se foram batizadas e buscam fazer o bem por causa de Jesus, são testemunhas do seu Reino. O Evangelho diz que todo aquele que der um copo de água por causa do nome de Jesus a alguém necessitado, será lembrado por Ele (Mt 10,42).
Vemos, então, que ser cristão, discípulo/discípula ou leigo e leiga, implica em uma atitude de quem segue e anuncia a Cristo por meio de ações e palavras, dando testemunho de Jesus, estejam onde estiverem, tendo a consciência de que tudo o que fazem por causa de sua fé em Cristo, é obra evangelizadora. Da mesma forma, são leigos e leigas, aqueles que se sentem chamados a viver a sua vocação como agentes de pastoral, assumindo algum serviço ou ministério na Igreja! Portanto, para agir, o leigo e a leiga não precisam de mandato de ninguém, pois Jesus já deu a ordem: Ide pelo mundo e pregai o Evangelho! (Mc 16, 15).



A missão primeira dos leigos e leigas que aceitaram este chamado de Deus e, alimentados pelo próprio Cristo, ser a Igreja na sociedade, na família, no trabalho, praticando a justiça, promovendo a paz, mostrar o rosto amoroso de Deus, amar o irmão. Na Palavra de Deus encontramos, na 1ª carta de São João este caminho para seguirmos, Deus é a Luz, Jesus Cristo o caminho, a justiça e o amor ao próximo, Deus é amor. É esta a missão do leigo na sociedade, não é fácil praticar esta missão em uma sociedade complexa e individualista, portanto o leigo deve alimentar-se constantemente na Palavra de Deus e no Pão, na instrução da Igreja e no  apoio e acompanhamento dos sacerdotes e religiosos. 

domingo, 16 de junho de 2019


Nesta próxima quinta-feira, dia 20 haverá a Festa de Corpus Christi.

Iniciaremos com a Missa Solene em nossa Paróquia às 15:00, e em seguida, seguiremos em procissão até a Praça das Pedras no Bairro Macedo, para a Benção do Santíssimo. 

Venham participar conosco!



Antônio, nascido em Portugal em 1195 e falecido na Itália em 1231, abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação foi um dos maiores pregadores da igreja. 

Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs os seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua os seus últimos anos. Seu amor e dedicação à pregação do evangelho nos motivem em nossa vida cristã.

A nossa paróquia celebrou no dia 13 de junho, a Missa em louvor ao Santo Antônio com a benção dos pãezinhos.

Santo Antônio… Rogai por nós !!!!




segunda-feira, 10 de junho de 2019

No dia 09 de junho de 2019, aconteceu em nossa  comunidade Santa Edwiges, a Celebração da 1.ª Eucaristia.

Nesta celebração a vivemos a presença do Senhor em nosso meio, nestes 50 dias de páscoa o círio pascal sempre ficou aceso, nos fazendo recordar de que Cristo não ficou preso na cruz, que Ele venceu, está vivo e caminha conosco.


Damos graças a Deus por poder celebrar com as crianças e jovens da catequista Stella esta Primeira comunhão. Por esse passo tão importante na vida dos catequisandos, por esta caminhada que começou e que com a graça de Deus irá continuar, com a ajuda dos pais, mães, padrinhos e madrinhas.
Estas crianças e jovens participaram pela 1.ª vez da mesa da Eucaristia.


domingo, 9 de junho de 2019

Aconteceu em nossa paróquia Nossa Senhora Aparecida do Cocaia, no dia 08 de junho de 2019, a missa da Vigília de Pentecostes.


O Espirito Santo coloca sempre a Igreja em movimento. Jesus quando começou a anunciar o Reino, Ele curou os doentes, perdoou os pecadores e anunciou: "O Reino de Deus está próximo! O Reino de Deus já começou!". Como Ele começou o Reino de Deus, agora Ele nos entrega o Reino pra gente concretizar esse Reino na nossa vida, na nossa história.
Que nós possamos através do Espírito Santo cada dia crescer na fé e no caminho do Senhor.
Lembremos sempre da oração inicial da Celebração dessa noite: "Realiza no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da Igreja!" e assim possamos ser Sal da Terra e Luz do Mundo a todos!

  


quarta-feira, 5 de junho de 2019

Aconteceu no dia 02 de junho de 2019, a Missa das Comunicações Sociais, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Jardim Fortaleza.
E a nossa paróquia recebeu o selo de participação da Missa Diocesana.
Parabéns a todos os agentes da Pastoral da Comunicação pelo serviço prestado em nossa comunidade.

"Somos membros uns dos outros" Ef 4,25
Das Comunidades de Redes Sociais a Comunidade Humana.

#53ºDiaMundialDaComunicação
#RecebimentoSeloDeParticipação



 

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Evangelho (Lucas 1,39-56)


31 de Maio de 2019 – Sexta-Feira
6.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46 Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



quinta-feira, 30 de maio de 2019

Evangelho (João 16,16-20)


30 de Maio de 2019 – Quinta-Feira
6.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16 “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17 Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18 Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19 Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20 Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”..

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Evangelho (João 16,12-15)


29 de Maio de 2019 – Quarta-Feira
6.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
 12 “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Evangelho (João 16,5-11)


28 de Maio de 2019 – Terça-Feira
6.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
5 “Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6 Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7 No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8 E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9 o pecado, porque não acreditaram em mim; 10 a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11 e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Evangelho (João 15,26–16,4)


27 de Maio de 2019 – Segunda-Feira
6.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26 “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27 E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1 Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3 Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4 Eu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


domingo, 26 de maio de 2019


Como todos nós sabemos, a Eucaristia trata-se do momento em que nos aproximamos da ceia do Senhor, recebendo Seu corpo e Seu sangue e permitindo que Jesus habite nosso coração.

Hoje foi dia de algumas crianças de nossa comunidade experimentarem pela primeira vez essa emoção maravilhosa de comungar do Corpo de Cristo em espécie em suas vidas.

Pedimos à Deus e à Nossa Senhora Aparecida que iluminem essas crianças e permitam que este tenha sido apenas o primeiro passo de muitos que elas ainda trilharão no caminho do Senhor!

Parabéns a todos que hoje receberam a Primeira Comunhão, a seus pais e familiares por este momento tão especial!







Evangelho (João 14,23-29)


26 de Maio de 2019 – Domingo


6.º Domingo da Páscoa


PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28 Ouvistes o que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos isso, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 25 de maio de 2019

Evangelho (João 15,18-21)

25 de Maio de 2019 – Sábado
5.ª Semana da Páscoa


PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Evangelho (João 15,12-17)

24 de Maio de 2019 – Sexta-Feira
5.ª Semana da Páscoa


 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16 Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17 Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Evangelho (João 15,9-11)

23 de Maio de 2019 – Quinta-Feira
5.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

No dia 19 de maio de 2019, 5.º Domingo da Páscoa, os adultos que iniciaram a caminhada da Iniciação à Vida Cristã, deram mais um passo e receberam o Sacramento do Crisma. Agora iniciarão a caminhada mistagógica, vivenciando e partilhando essa experiência.

A celebração da Eucaristia nos dá o sustento para permanecermos firmes na fé e nos pormos a caminho do novo céu e da nova terra, a fim de participarmos da plenitude da vida de Jesus glorificado. Bendigamos o senhor misericordioso e fortaleçamos os laços de amor que nos identificam como seus discípulos e discípulas.


Evangelho (João 15,1-8)

22 de Maio de 2019 – Quarta-Feira
5.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8 Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 21 de maio de 2019

No sábado, 18 de maio, foi dia de muito conhecimento em nossa Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Cocaia, coach em vendas Cláudio Gabriel passou seus conhecimento para as alunas dos nossos cursos.

Essa palestra foi maravilhosa.

Se preparem para mais novidades em nossos cursos.



Evangelho (João 14,27-31)

21 de Maio de 2019 – Terça-Feira
5.ª Semana da Páscoa



PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28 Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30 Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31 mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 20 de maio de 2019


Na noite do dia 18 de maio de 2019 os jovens das comunidades de nossa Paróquia receberam o sacramento do Crisma.


Pela imposição das mãos de nosso bispo Dom Edmilson e pela unção do óleo do Crisma eles confirmaram a graça batismal, recebendo os dons do Espírito Santo e obtendo a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e ações.

São agora membros legítimos e responsáveis da Igreja, configurando-se a Cristo como Seus soldados.