quinta-feira, 31 de maio de 2012

Festa da Santíssima Trindade 03/06

Com Jesus, somos elevados, introduzidos na intimidade do Pai e confirmados na missão como suas testemunhas. Comendo sua carne e bebendo seu sangue, comungamos seu corpo glorioso e já estamos em ascensão, antecipando na esperança a vida plena e definitiva. Leia mais em cebi.org.br

domingo, 27 de maio de 2012

Festa de Pentecostes


No dia 27 de maio celebramos a festa de Pentecostes, que teve origem em festas tradicionais judaicas. Uma festa da época em que estar relacionada com o contexto Bíblico era a “Festa da Colheita” porque se relacionava com a sega de grãos (Ex. 23.16). Chamada também de “Festa das Semanas”(Dt 16.10 e 34.22; Nm 28.26) que se referia às sete semanas de duração da desta que se iniciava com a colheita da cevada e terminava com a colheita do trigo.

A partir do século IV A.C. os gregos dominaram a região e impuseram sua cultura (língua) sobre os judeus e o nome a ser derivado do grego, pentecostes, isto é “cinquenta dias depois”. O livro Atos dos Apóstolos usa o nome Pentecostes (At 2.1). Além da Festa da Colheita ou Semanas o antigo calendário israelita continha uma festa que acontecia no período do Outono, (nos meses de setembro e outubro). Era também uma de colheita, porém se tratava da colheita de frutas como uva, figo, tâmara. A Bíblia Hebraica tem dois nomes para essa festa: Festa dos Tabernáculos ou Cabanas.

Naquela época o costume também era celebrar o dia das Primícias dos frutos em que se fazia uma entrega voluntária dos primeiros frutos da terra colhidos naquela sega (Nn. 28,26). Isso acontecia por ocasião das três grandes festas. Na da Páscoa se oferecia uma ovelha nascida naquele ano; Na Colheita ou Semanas, oferecia-se uma porção dos primeiros grãos colhidos (feixes de cevada ou trigo) e na dos Tabernáculos ou Cabanas se oferecia frutos como uva, tâmara e figo. Na tradição cristã essas festas foram substituídas pela festa de Pentecostes que ocorria cinquenta dias depois da Páscoa, ocasião em que os apóstolos receberam o Espírito Santo.

Pode-se dizer que o motivo básico mais antigo tem a ver com a gratidão a Deus pelo dom da terra. Posteriormente, incorporou-se o motivo de gratidão pela doação da Torá (450 anos antes de Cristo). A torá é a instrução divina por excelência, que está no Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia). Provavelmente, a festa de Pentecostes, descrita em Atos dos Apóstolos 2, celebra a doação da Torá. Os salmos 19 e 119 mostram que a manifestação do Espírito Santo está diretamente relacionado ao estudo da Torá.

A Festa de Pentecostes para nós Cristãos é, portanto uma celebração de Alegria e Gratidão porque além de nos lembrar a Ressurreição de Cristo, Ele está Vivo, nós recebemos como dom da Ressurreição o dom do Espírito Santo no nosso Batismo e que nos anima em nossa Caminhada de Fé e sustenta a Igreja, que o fruto do Espírito Santo.

ComunicAção Paroquial - Boletim Informativo Nossa Senhora Aparecida M.




quinta-feira, 24 de maio de 2012

A missão da comunidade (Jo 20,19-23)

Para o dia de Pentecostes, somos convidados a meditar sobre a aparição de Jesus ao discípulos e a missão que eles receberam. Eles estavam reunidos com as portas fechadas porque tinham medo dos judeus. De repente, ... Leia mais CLIQUE AQUI!

domingo, 20 de maio de 2012

DOMINGO DA ASCENSÃO: Os sinais que acompanham a Boa Nova



Jesus aparece aos onze discípulos e os repreende por não terem acreditado nas pessoas que o tinham visto ressuscitado. Novamente, Marcos se refere à resistência dos discípulos em crer no testemunho daqueles e daquelas que experimentaram a ressurreição de Jesus. Por que será? Leia mais no site do CEBI Clique aqui!

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16, 15-20 que corresponde ao Domingo da Ascensão do Senhor, ciclo B do Ano Litúrgico
  
 Nada pode regenerar o tecido em crise das nossas comunidades como a força do Evangelho. Dentro de alguns anos, quando a crise nos obrigue a centrar-nos apenas no essencial, veremos com clareza que nada é mais importante hoje para os cristãos do que nos reunir para ler, escutar e partilhar juntos os relatos evangélicos.

O principal é acreditar na força regeneradora do Evangelho. Os relatos evangélicos ensinam a viver a fé, não por obrigação mas por atração. Fazem viver a vida cristã, não como dever mas como irradiação e contágio...
Leia mais! CLIQUE AQUI!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Retiro da Pastoral do Batismo




Aconteceu em 25 de março de 2012, o retiro dos agentes da Pastoral do Batismo da Matriz e Capelas, com o tema: "Povo Sacerdotal, conversão e inserção na comunidade á partir do Batismo”.
O local não poderia ter sido melhor: a Centro de Espiritualidade Elisabeth Bruyère, localizado na Rua da Fortuna, no bairro do Macedo. Agradecemos a Irmã Ivani pelo acolhimento e sabedoria com que conduziu este dia. Foi um momento de muita Espiritualidade e oração, assim podemos refletir nossas atitudes como pessoa, cristão e agente de pastoral.
Além do Saboroso café da manhã e o almoço delicioso, preparados com os principais ingredientes amor, carinho e espiritualidade.
Tivemos também a participação do nosso Paróco Pe Jair, que contribuiu muito para que esta retiro acontecesse e nos presenteou com a Santa Missa no encerramento.
Aproveitamos o espaço para convidarmos a todos que sentirem-se tocados a conhecer e participarem conosco da Pastoral do Batismo.

domingo, 13 de maio de 2012

Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês



Os capítulos 15 até 17 de João trazem vários ensinamentos muito bonitos, fruto da catequese nas comunidades do Discípulo Amado. O evangelista os juntou e colocou aqui no ambiente amigo do último encontro de confraternização de Jesus com os discípulos. Neste dia das Mães, reflita sobre o que é permanecer no amor. CLIQUE AQUI!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Missa de 25 anos de nossa Creche!

No dia 20 de Abril aconteceu a missa em ação de graças pelos 25 anos da Creche Recanto Pingo de Amor. Este momento único foi celebrado na Capela Santa Cecília, pertencente à Paróquia São João Batista, que também caminha com a creche desde sua fundação. A missa foi presidida pelo pároco Pe. Jair e contou com a participação dos padres que também já passaram por essa Paróquia e contribuíram com essa história de amor e dedicação a tantas criança que por nossa creche já passaram. 

Deus abençoe à todos que colaboram com a nossa Creche! 

Aos que não estiveram presentes, que tal dar uma olhadinha nas maravilhosas fotos deste momento? 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Romaria Aparecida com os Grupos de Rua

Em 1º de maio reunimos representantes dos grupos de rua da paróquia para uma romaria a Aparecida do Norte.
Foi também um momento de retiro para os membros destes grupos. 

 

Fizemos um encontro especial de oração na Capela do Porto do Itaguassú, no local do rio onde foi achada a imagem.




Foi um momento muito rico e participativo de Leitura Orante do Evangelho. 

 


Depois nos dirigimos à Basilica Nova, onde participamos da missa as 10h30. 









No ônibus cantamos o ofício da Imaculada e o pessoal não parou de cantar a viagem inteira. 

  


Foi uma ótima confraternização, fomos e voltamos em paz. Agradecemos a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por este momento especial. Deus abençoe a todos o participantes!

sábado, 5 de maio de 2012

Eu sou a Videira, vocês são os ramos" (Jo 15,1-8)

Em seu discurso, Jesus usa a comparação da videira, a planta que dá uva. Para um ramo ou um galho poder dar fruto é necessário que ele fique unido ao tronco e que, de vez em quando, passe por uma boa poda. A comunidade é como uma videira. Por vezes, ela passa por momentos difíceis. É o momento da poda, necessário para que ela produza mais frutos. Leia mais CLIQUE AQUI!