terça-feira, 13 de dezembro de 2016

OFICINAS DE FÉRIAS – JANEIRO 2017

Na Escola Diocesana de Musica


Rua Mandaguari, 88 – Bom Clima (ao lado da Capela São José)

WORK SHOW  de Guitarras e violões
Dia 20 de Janeiro/2016 das 19 às 22:00
Professor: Wagner Santos e Banda

conteúdos teóricos e práticos
Investimento: 30,00


OFICINA DE ÁUDIO:
DE 23 a 27 DE JANEIRO DAS 19:30 às 22:00
Professor: Marcelo M. Silva
    Audio In plug Estúdio

  • Aprender termos técnicos do áudio
  • Conhecer as funções de uma mesa de som,
  • Entender a função do técnico de som
  • Aprender os cuidados que se deve ter com os equipamentos
conteúdos teóricos e práticos
Investimento: 80,00
incluindo material e certificado de participação

v  Não é necessário ter conhecimentos anteriores


OFICINA DE PERCUSSÃO
De 23 a 27  de Janeiro das 19:30 às 22:00
Com Professor: Edmilson Maia

·         Aprender a tocar ritmos brasileiros:
  Aprender a fazer instrumentos de percussão
·         Aprender a afinar bateria

conteúdos teóricos e práticos
Investimento: 80,00
Incluindo material e certificado de participação

v  Não é necessário ter conhecimentos anteriores

OFICINA DE SALMOS:
De 16 a 20 de Janeiro das 19:30 às 22:00
Professores: Euri Ferreira
     Padre Jair Oliveira Costa
     Caetana Cecilia

·         salmos e cânticos Bíblicos na história do Povo de Deus 
·         Entender os salmos na experiência de Cristo
·         O Salmo na vida e na liturgia
·         O que são melodias responsoriais
·         Análise de melodias de salmos em várias formas
·         Como cantar os salmos – posturas, espiritualidade e interpretações.

Os conteúdos serão teóricos e práticos
Investimento: 80,00
Incluindo material e certificado de participação

v  Não é necessário ter conhecimentos anteriores



                     INSCRIÇÕES
As fichas de inscrição serão disponibilizadas nas paróquias e o valor investido deve ser deve ser pago no ato da inscrição.


Se não conseguir falar na paróquia envie sua intenção para o  Email:  caetanacecilia@hotmail.com

domingo, 11 de dezembro de 2016

O I Café Teólogico  da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cocaia- abordou a temática Desafios e Esperanças para uma Igreja em Saída a partir da relação entre Teologia e Literatura.

O vigário Padre Valdocir deu as boas -vindas e parabenizou a iniciativa.
Padre Frizzo da diocese de Guarulhos, destacou a importância da presença de leigos nas reflexões da Igreja e especialmente da Teologia, indicou que para falar da eclesiologia de Papa Francisco precisamos voltar ao Concílio Vaticano II. Francisco não inventa um novo modo de pensar a igreja. Após 50 anos Francisco atualiza as grandes bases do Concílio: igreja povo de Deus, cristocêntrica e centralidade da Palavra de Deus. Acrescenta ainda dois novos elementos: defesa dos pobres e cuidado com o planeta. Diferente do papa João Paulo II que viajou o mundo mas não foi compreendido, 
Francisco fala e testemunha, pensa no pobre e vive pobre. Pede diálogo e já realizou três grandes encontros com movimentos populares. Alertou para a importância da alegria do anuncio do evangelho, numa igreja caminhante, hospital de campanha. Simples com os simples. Aos bispos e padres tstemunho com o evangelho. O cuidado com a terra, a mais pobres entre os pobres. Em Guarulhos, desde 1991, com a Escola Diocesana o laicato é destaque. Música, política, teologia, escola da palavra certificam que nos próximos anos a presença dos leigos e leigas será contundente e frutuosa.
 
A teóloga e agente de pastoral da nossa Paróquia, Celia Soares de Sousa, apresentou a dissertação do Mestrado em Teologia e Literatura que tratou a relação entre Teologia e a poesia de Murilo Mendes.(1901-1975)  Poeta mineiro, que após sua conversão ao cristianismo, escreveu poemas que retratavam a importância de um catolicismo mais voltado para a intimidade com Deus e o serviço aos pobres e necessitados.

O Seminarista Marcos Alves, tratou da Teologia Mistica e a relação com a personagem Mafalda. Afirma que é necessário “materializar a experiência mística”, ou seja, tornar prática a mística profética e ter sensibilidade pastoral, para isso é essencial mergulhar no nosso interior para buscar Deus.
O desenvolvimento integral do ser humano foi o tema principal da reflexão do professor de Filosofia Anderson Gonçalves Nascimento. Sua pesquisa que foi desenvolvida a partir do autor Jacques Maritain, nos mostrou a importância da relação entre Teologia e Literatura fantástica, mais conhecida como história em quadrinhos e cinema.

Podemos concluir que a Teologia em relação com outros saberes, não deixa de ser Teologia, assim como a Literatura não deixa de ser Literatura, porém o encontro de ambas contribui para reafirmar a necessidade de comunicar ao humano o que divino existe em si.

O pároco Padre Jair, enfatizou a beleza de ver a Teologia retornando para as bases das nossas comunidades, isto porque, disse ele: “No inicio a Teologia era assunto das comunidades, depois de um tempo ficou mais centrada na Academia, e um evento como este devolve a Teologia para a comunidade”.
 
Assembleia Paroquial - novembro 2016

No dia 26 de novembro de 2016 os coordenadores de todas as pastorais da Paróquia se reuniram para avaliar a caminhada e planejar as ações para 2017.
Um momento muito rico de partilha e de construção. As pastorais já vinham se encontrando em seus blocos pastorais para avaliar seus pontos fortes, fracos, as ameaças e as oportunidades pastorais em um exercício muito gostoso e proveitoso para conhecimento e partilha pastoral.
O encontro ocorreu durante todo o dia onde a parte da manhã os blocos pastorais se encontraram e planejaram ações comuns tendo sempre como orientação a nossa Identidade Pastoral (ABC – Acolhida, Boa Nova e Caridade). Depois houve uma interação entre os blocos.
Depois de um delicioso almoço foi o momento de apresentar o planejamento do bloco já com a interação dos demais. Ao final um momento de oração e envio.
O próximo passo será, a partir deste rico material e partilha, montar o calendário paroquial e caminhar pela direção apontada e construída por todos. Que Maria, no ano dedicada a Ela, possa estar sempre a nossa frente para que o que foi plantado em nossa Assembleia possa dar muitos frutos.  Ouçamos Maria que como na “bodas de Canaã” nos dias “façam tudo o que Ele vos disser.