domingo, 9 de dezembro de 2012

Preparai o caminho!



Não gostamos muito de ouvir falar em conversão, penitência, perdão dos pecados. Preferimos as metáforas de Isaías que são menos desagradáveis: preparar o caminho, endireitar as veredas, aterrar os vales... O que significa então, preparar o caminho? Acompanhe a reflexão do Pe Marcel Domergue, clique aqui!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Missa de Acolhida do novo Vigário Paroquial

Foto: OLHA QUE FRASE BONITA Pe Marcos Vinícius

Que coisa boa ter deixado uma marca de Deus na vida da juventude.

Domingo dia 09 as 19h missa de acolhida do nosso novo Vigário Paroquial, Pe. Marcos Vinícius. Atuamos juntos na paróquia São José, eu nos meus inícios de padre, ele seminarista estagiário. 

Seja bem vindo meu irmão! Agora estaremos novamente unidos nesta missão pastoral que é servir a Deus na paróquia N Sra Aparecida.

Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar!

Confissões para o Natal


 

Os padres da Forania Aparecida estaremos na comunidade na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Cocaia, atendendo as confissões

dia 07 de dezembro as 19h30. 

Venha celebrar o perdão conosco!

O que significa celebrar o tempo de Advento?

Os cristãos e cristãs vivemos na certeza consoladora que «a luz do mundo» já foi acesa na noite escura de Belém e transformou a noite da morte, do pecado humano na noite santa da vida humana em plenitude.
O apelo do evangelho de hoje é a levantar e erguer nossas cabeças, porque o Filho de Deus já irrompeu na história humana, foi tecido nas entranhas da humanidade.Leia mais CLIQUE AQUI!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz".

É com estas palavras que Jesus, no evangelho de João (Jo 18,33-37) fala de seu Reino. E, para que você possa refletir melhor sobre ele, o CEBI apresenta três textos: Meu Reino não é deste mundo? de Edmilson Schinelo e Ildo Bohn Gass; Festa de Cristo, Rei do Universo, de Marcel Domergue; Jesus é rei, mas um rei diferente, de Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino. Clique nos links e bom proveito!

sábado, 17 de novembro de 2012

Fim do mundo ou mundo novo?

No final de cada ano litúrgico, os textos bíblicos que nos são propostos nos falam do fim dos tempos. Seus autores utilizam uma forma literária que chamamos apocalipse. Mas atenção! Apocalipse não é sinônimo de catástrofe, como entendem alguns contemporâneos. Ao contrário, apocalipse significa revelação, o que quer dizer: anúncio de uma Boa Nova nos momentos difíceis da vida. Hoje, nós temos dois exemplos desses eventos trágicos que servem de trampolim para suscitar a esperança dos crentes. Continue esta conversa com Raymond Gravel clique aqui!


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Missa de Encerramento da Escola da Palavra - Forania Nossa Senhora da Aparecida

Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda a boa obra (2Tm 3, 16- 17). documento da cnbb 97.

A Forania de Nossa Senhora Aparecida realizou no dia 08/11/12 a missa de encerramento da 8ª etapa da escola da palavra - " Introdução a Dei Verbum" e "Evangelho segundo São Marcos", em nossa Paroquia.

Uma linda celebração com muito louvor. Parabéns a todos.

Vejam as FOTOS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quando 10 centavos valem mais que 1.000 reais - (Mc 12,38-44)


 

No texto deste domingo, Jesus elogia uma viúva pobre porque ela soube partilhar mais do que todos os ricos. Muitos pobres de hoje fazem o mesmo. O povo diz: "Pobre não deixa morrer de fome"


De um lado: gente rica que tem tudo, mas não quer partilhar. Do outro lado: gente pobre que não tem quase nada, mas quer partilhar o pouco que tem. Vamos conversar sobre isso. clique aqui!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MISSA DE FINADOS



Nesta sexta feira dia 02 de novembro
 Adoração ao Santíssimo 7h30
Missa às 9h
na Matriz Cocaia

REZAREMOS POR TODOS OS FALECIDOS,
COLOQUE SUAS INTENÇÕES NA ENTRADA PRINCIPAL À DIREITA

"Bem aventurado entre os mortos
quem adormeceu no Senhor
Repousar de suas fadigas vai
quem por Deus viveu no amor"

Mateus 5,1-12: As bem-aventuranças como caminho de santidade

Ampliar imagem As bem-aventuranças (Mateus 5,1-12) são a porta de entrada ao Sermão da Montanha (Mateus 5-7). São um programa de vida para trazer felicidade plena a quem adere à Boa-Nova de Jesus. O primeiro grande ensinamento do mestre da justiça, o Sermão da Montanha (Mateus 5-7), é um conjunto de orientações para a boa convivência na comunidade.Leia mais CLIQUE AQUI!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bartimeu, o cego de Jericó, discípulo modelo para todos nós (Mc 10,46-52) - Mesters e Lopes

Finalmente, após longa travessia, chegam a Jericó, última parada antes da subida para Jerusalém. O cego Bartimeu está sentado à beira da estrada. Não pode participar da procissão que acompanha Jesus. Mas ele grita, invocando a ajuda de Jesus: "Filho de Davi! Tem dó de mim!" O grito do pobre incomoda. Os que vão à procissão tentam abafá-lo. Mas "ele gritava mais ainda!" E Jesus, o que faz? 
leia mais em www.cebi.org.br

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Quem tem olhos não quer enxergar (Mc 10,35-45) - Carlos Mesters e Mercedes Lopes



O texto deste domingo traz a discussão dos discípulos pelo primeiro lugar. Pelo jeito, os discípulos continuavam cegos! Enquanto Jesus insistia no serviço e na doação, eles teimavam em pedir os primeiros lugares no Reino, um à direita e outro à esquerda do trono. Sinal da ideologia dominante da época tinha penetrado profundamente na mentalidade dos discípulos.
Leia mais CLIQUE AQUI

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Festa Nossa Senhora Ap. - 2012



Aos pés de Nossa Senhora Aparecida são colocados pedidos, rezam-se orações, acendem-se velas, mostram-se olhares. Sim, o olhar do povo que muitas vezes não sabe expressar o que quer realmente dizer à Mãe Amorosa. Foi com esse sentimento, que festejamos como muita alegria a nossa padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Obrigada Mãe por tudo!!

FOTOS DA FESTA

domingo, 14 de outubro de 2012

Vai, vende tudo que tens e dá aos pobres!



O texto deste domingo (Marcos 10, 17-30) traz dois assuntos: (1) Conta a história do moço que perguntou pelo caminho da vida eterna e (2) chama a atenção para o perigo das riquezas. O moço não aceitou a proposta de Jesus, pois era muito rico. Uma pessoa rica é protegida pela segurança que a riqueza lhe dá. Ela tem dificuldade em abrir mão desta segurança.
Leia mais CLIQUE AQUI!

“Redescobrir a alegria de crer”, diz Bento XVI na abertura do Ano da Fé


PapaAnodaF

Na manhã da quinta-feira, 11 de outubro, o papa Bento XVI presidiu a missa de abertura do Ano da Fé. Cinquenta anos depois da abertura do Concílio Vaticano II, a praça de São Pedro recebeu milhares de fiéis do mundo todo.

A celebração também recordou que há 50 anos começava o Concílio Vaticano II. “Eu já estava no seminário na época. E hoje eu estava na mesma Praça São Pedro, no Vaticano, com uma multidão, sob um sol de lascar, para a celebrar a data e o início do Ano da Fé”, testemunhou padre Maurício Brandolize, brasileiro que atua em Goiás e que participou da cerimônia...

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HOJE NA SEMANA DA PADROEIRA

abertura do Ano da Fé

11/10, 19h30, terço as 19h

PARTICIPE!

Papa afirma: O Concílio Vaticano II é imagem da Igreja de Jesus Cristo que abraça todo o mundo


Conclio_Vaticano_IIO jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, publicou uma edição especial por ocasião do 50° aniversário de abertura do Concílio Vaticano II.
A publicação, em 40 mil exemplares, é composta por narrativas intensas do período do concílio com detalhes de crônicas pouco conhecidas e fotografias raras. Abre essa edição o texto de Bento XVI que na época era jovem e participou como teólogo.
Segue início do texto do Santo Padre.
Foi um dia maravilhoso aquele 11 de Outubro de 1962 quando, com a entrada solene de mais de dois mil Padres conciliares na Basílica de São Pedro em Roma, se abriu o Concílio Vaticano II. Em 1931, Pio XI colocara no dia 11 de Outubro a festa da Maternidade Divina de Maria, em recordação do facto que mil e quinhentos anos antes, em 431, o Concílio de Éfeso tinha solenemente reconhecido a Maria esse título, para expressar assim a união indissolúvel de Deus e do homem em Cristo. O Papa João XXIII fixara o início do Concílio para tal dia com o fim de confiar a grande assembleia eclesial, por ele convocada, à bondade materna de Maria e ancorar firmemente o trabalho do Concílio no mistério de Jesus Cristo. Foi impressionante ver entrar os bispos provenientes de todo o mundo, de todos os povos e raças: uma imagem da Igreja de Jesus Cristo que abraça todo o mundo, na qual os povos da terra se sentem unidos na sua paz....
continue lendo em cnbb.org.br

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


HOJE  NA SEMANA  DA PADROEIRA

10/10, Celebração do Perdão, 19h30,  Terço as 19h

PARTICIPE!

terça-feira, 9 de outubro de 2012



HOJE NA SEMANA DA PADROEIRA

09/10 Missa da Esperança 19H30

Com Pe José Miguel da Silva Filho

PARTICIPE!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012




HOJE NA SEMANA DA PADROEIRA
Missa 
com as paróquias da Forania Aparecida

os padres da Região estarão presentes

Preside: Pe Gildarte A. Costa, 
da paróquia São João Batista

VENHA PARTICIPAR CONOSCO!

domingo, 7 de outubro de 2012

Festa da Padroeira

Venha participar conosco da Festa de Nossa Padroeira Nossa Senhora Aparecida- Cocaia!
Já começou! Confira a programação!
 De 06 a 12 de Outubro.

Os leigos são co-responsáveis no ser e no agir da Igreja


Olá, 
segue texto muito interessante, 
indicado a nós por Leandro Ferreira, da paróquia São Bento, Diocese de São José dos Campos

Mensagem de Bento XVI para o Fórum Internacional da Ação Católica

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 23 de agosto de 2012(ZENIT.org) – 

Bento XVI envia mensagem em ocasião da VI Assembléia Ordinária do Fórum Internacional da Ação Católica que acontece na Romênia de22 a26 de agosto. O Evento convida à reflexão sobre a co-responsabilidade: igreja e sociedade.
A mensagem começa recordando que o tema é de grande relevância para os leigos e coloca em evidência o Ano da Fé e a Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização.

“A co- responsabilidade exige uma mudança de mentalidade no que diz respeito, especialmente, ao papel dos leigos na Igreja”, que não devem ser considerados apenas “‘colaboradores’ mas co-responsáveis do ser e do agir da Igreja”, escreve.

O texto continua comentando sobre a importância de aprofundar e viver este espírito de comunhão profundo na Igreja, como afirma o livro do Ato dos Apóstolos: A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma. (4,32) – e continua mostrando como realizar esta ação pela missão da Igreja: “com a oração, o estudo, a participação ativa na vida eclesial, com um olhar atento e positivo em relação ao mundo, na continua busca dos sinais dos tempos”.

O Papa pede para que os fiéis não se cansem de aperfeiçoar sempre mais, “com sério e cotidiano empenho formativo, os aspectos particulares da vocação do fiel leigo, chamados a ser testemunhas corajosas e credíveis em todos os âmbitos da sociedade, a fim que o Evangelho seja luz que leva esperança nas situações problemáticas, de dificuldade, de escuridão, que os homens de hoje muitas vezes encontram no caminho da vida”.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Encontro de Fé e Política


No dia 17 de setembro realizamos em nossa paróquia o encontro com candidatos a vereador que tem atuação pastoral em nossa Diocese.

Compareceram cinco candidatos: Arnaldo, Artur, Mauricio, Marina e Nino. Estiveram presentes alguns paroquianos e também agentes de pastoral que acompanham os candidatos.
Começamos o encontro refletindo sobre o Evangelho de Marcos 10, 32-44, Padre Jair ajudou nesta reflexão demonstrando o contexto e o compromisso do estar a serviço. Refletimos com os candidatos a dificuldade de estar na Câmara Municipal e os desafios e que para estar a serviço precisa do comprometimento de todos e participação.

Aos agentes de pastoral que acompanham os candidatos foi feito o convite de a partir desta experiência não parem, mas entrem para os grupos de Fé e Política e ajudem no acompanhamento dos trabalhos da Câmara Municipal e do Executivo. 
Foi uma reunião muito importante para iniciarmos os trabalhos da Fé e Política em nossa paróquia e convocar a todos para ajudar na transformação tão necessária de nossa política, deixar de ser apenas pessoas que reclamam e que sofrem com os atos errados de pessoas que rouparam nossa política e com seus atos levam muitas pessoas ao sofrimento.

Lembramos da 5ª Semana Social Brasileira que tem como tema “Um Novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver”. Com a reflexão “Estado para que e para quem”
Também falamos da articulação da Pastoral de Fé e Política da Diocese que esta sendo organizada e terá grupos nas forânias.

Se você se interessar em discutir novos rumos para a cidade, ajudar a termos uma Política mais participativa procure a secretaria da Paróquia e deixe seu contato que em próximas reuniões será convidado.
Segue alguns dados dos candidatos presentes e que agradecemos sua participação e compromisso de fazer de seu mandato serviço a todos com a ajuda e participação de todos.

Maurício Barbosa, (Coruja),nº 19077,  34 anos, casado e pai de uma filha. Nascido em Guarulhos/SP,  há 15 anos  comerciante. Formado em Educação Física. Esta no segundo mandato do Orçamento Participativo. Principal proposta se eleito: A promoção da saúde é a solução para uma qualidade de vida melhor a todos. Vai se  empenhar junto à Câmara Municipal pela pratica de atividade física como ferramenta de inclusão para crianças, adolescentes, adultos e idosos, tendo como objetivo principal a prevenção de doenças, evitando que, principalmente, as crianças e adolescentes fiquem com seu tempo ocioso, consequentemente contribuindo para a formação de futuros homens e mulheres com responsabilidade social.

 Artur do Cursinho A-Sol – número 13.451, 32 anos, solteiro, natural de Taiobeiras/MG, onde participou das Comunidades de Base. Professor de Ensino médio,sua principal proposta  é a educação.Criou o A-Sol, Arrastão da Solidariedade, cursinho popular em preparação para os vestibulares, projeto que iniciou em nossa paróquia e agora tem sede própria.  A partir da experiência do A-Sol, pretende implementar novas estratégias de educação na cidade.

Edinaldo Aparecido Ferreira NINO PSL nº 17333 , 41 anos, casado, comerciante  partido
Principais propostas: desenvolver projetos sociais que ajudem os guarulhenses viverem melhor e com mais dignidade,  propor modificações na estrutura da saúde para diminuir demoras e atrasos nas consultas;  Pretende que a educação ganhe novas unidades ,mais profissionais e melhores salários.Desenvolvendo diversos cursos de qualificação.

Marina Hack, nº 27.000, 63 anos, natural de Goiânia, aposentada. Fundadora de uma Entidade que atende crianças e adolescentes. Principal proposta: Ampliar os trabalhos com crianças e adolescentes, garantindo a formação de cidadãos autênticos no compromisso de seus deveres e na busca de e realização de seus direitos
.
Arnaldo Francisco de Souza,  nº 13513, 43 anos, casado, pai de duas filhas, Licenciado em História, principais propostas: - Garantir os direitos dos cidadãos na saúde, educação, esporte e lazer, transporte, segurança e serviços essenciais; - Fortalecer e apoiar a consolidação da política de habitação na cidade; - Contribuir no aprimoramento da política e atendimento no transporte público; - Propor e atuar ativamente para a implantação de programas públicos na recuperação de dependentes químicos.

Leia antes das eleições


Estamos muito próximos das eleições municipais, e gostaria de recordar trechos do discurso do nosso papa Bento XVI, na abertura da Conferencia de Aparecida:

Estamos realmente convencidos de que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida? Diante da prioridade da fé em Cristo e da vida "nele", formulada no título desta V Conferência, poderia surgir também outra questão: esta prioridade, não poderia por acaso ser uma fuga no intimismo, no individualismo religioso, um abandono da realidade urgente dos grandes problemas econômicos, sociais e políticos da América Latina e do mundo, e uma fuga da realidade para um mundo espiritual?
 
        Neste esforço em vista de conhecer a mensagem de Cristo e de a transformar na guia da própria vida, é preciso recordar que a evangelização sempre esteve unida à promoção humana e à autêntica libertação cristã.

 Como pode a Igreja contribuir para a solução dos urgentes problemas sociais e políticos, e responder ao grande desafio da pobreza e da miséria?

A questão fundamental sobre o modo como a Igreja, iluminada pela fé em Cristo, deva agir diante desses desafios, são concernentes a todos nós.

leia o texto na integra em http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2007/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20070513_conference-aparecida_po.html

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deixai vir a mim as crianças... (Mc 10, 2-16) - Carlos Mesters e Mercedes Lopes

... o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele".

Este é o conselho que Jesus deu aos seus discípulos e continua a dirigir-se a cada um de nós, hoje. Através do Evangelho deste próximo domingo - Marcos 10,2-16, veremos também qual nova relação entre homens e mulheres somos convidados a viver. Naquele tempo, no relacionamento entre homem e mulher, havia muito machismo. No relacionamento homem-mulher ele pede o máximo de igualdade. Leia mais Clique aqui

sexta-feira, 28 de setembro de 2012



Baile de Confraternização do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Cocaia. Dia 29 de Setembro de 2012 das 22h00 às 04h00, no Clube Guapira-
Convite Individual R$ 15,00. À venda na Secretaria  ou Livraria Paroquial.
CONVITES À VENDA NO LOCAL!!!

Diversão a valer, sem Bebida Alcoólica.

Alegria que vem do Senhor!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

• Sinais do Reino: Acolher os pequenos e os excluídos - Carlos Mesters e Mercedes Lopes


No texto deste domingo (Marcos 9,38-43.45.47-48) Jesus dá conselhos sobre o relacionamento dos adultos com os pequenos e excluídos, sobre o relacionamento entre homem e mulher, e sobre o relacionamento com as mãos e as crianças. Naquele tempo, muita gente pequena era excluída e marginalizada. Não podia participar. Muitos deles perdiam a fé. Vamos conversar sobre isso.
Leia mais Clique aqui!

domingo, 23 de setembro de 2012


 Pré Catequese Crianças de 5 a 8 anos.



O encontro da Pré Catequese acontece todos os sábados na Matriz Nossa Senhora Aparecida das 10h as 11h30, são realizados com base no evangelho de domingo, a metodologia é lúdica e objetiva, busca no evangelho o dia a dia das crianças ressaltando os valores baseado na Fé e no Amor que Cristo nos apresenta, quando sentimos que o evangelho é muito "difícil" procuramos abordar outros temas, como já aconteceu Anjo da Guarda, a Criação, temas importantes da Igreja, como Pentecoste, mês de Maria e outros. Como também comemoramos os aniversários nos encontros, com a participação dos pais. Os Catequistas são: , Beto e Alecsandra.

Vejamos alguns momentos dos encontros realizados fotos

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ninguém é dono de Jesus (Mc 9,30-37) - Carlos Mesters e Mercedes Lopes

Ampliar imagemO texto de Evangelho que vamos meditar hoje traz uma grande incoerência da parte dos discípulos de Jesus. Enquanto Jesus anunciava a sua paixão e morte, os discípulos discutiam entre si quem deles era o maior. Jesus queria servir, eles só pensavam em mandar! A ambição os levava a querer subir às custas de Jesus. Vamos conversar sobre isto.
Leia mais CLIQUE AQUI

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ABRIR OS OLHOS PARA VER

O texto de hoje descreve a cegueira de Pedro que não entende a proposta de Jesus quando este fala do sofrimento e da cruz. Pedro aceita Jesus como messias, mas não como messias sofredor. Ele está influenciado pela propaganda do governo da época que só falava do messias como rei glorioso. Pedro parecia cego. Não enxergava nada e ainda queria que Jesus fosse como ele, Pedro, o queria. Vamos conversar sobre isto! CLIQUE AQUI!


sábado, 8 de setembro de 2012

Faz os mudos falarem

Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem:  - "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!") LEIA MAIS CLIQUE AQUI

domingo, 2 de setembro de 2012

SOBRE O PURO E O IMPURO JESUS REALIZA O GRANDE DESEJO DO POVO: ESTAR EM PAZ COM DEUS

O evangelho deste final de semana é comprido. Fala dos costumes religiosos da época de Jesus, muitos dos quais já tinham perdido seu sentido e até atrapalhavam a vida do povo, ameaçando as pessoas com castigo e inferno. Enxergavam pecado em tudo! Por exemplo, comer sem lavar as mãos era considerado pecado. Mesmo assim, estes costumes eram conservados e ensinados, ou por medo, ou por superstições. Vamos conversar sobre isso! Leia mais clique aqui

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Para todos

Matéria da 1ª aula da palavra, que foi realizada no dia 07 de agosto na Matriz Cocaia



http://www.4shared.com/file/_Ug_BYMn/semana_fo.html
http://www.4shared.com/office/uY3fMEyq/Escola_da_Palavra_concilio.html


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Festa!!!


Com muita alegria a Capela Bom Jesus junto com a comunidade comemorou entre o dia 3 a 6 de agosto os 100 anos da capela.
Para quem não pode ir ou quer relembrar os momento veja as fotos aqui .

sábado, 4 de agosto de 2012

É HORA DA FAMÍLIA!

Foto

Abertura da Semana Nacional da FAMILIA

Cartaz_Sem_Nac._Fam_2012Está aberta a Semana Nacional da Família do ano de 2012. É um evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil. Para a ocasião foi elaborado um subsídio que apresenta reflexão sobre o tema: “A Família: o trabalho e a festa”.
O subsídio está disponível em nossa livraria, e foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. “Vamos trabalhar o mesmo tema que foi aprofundado durante o 7º Encontro Mundial das Famílias, com o papa, em Milão”, disse o presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.
Para o presidente, “o tema ajudará cada família a viver melhor a relação com o trabalho, sem ser absorvido e estraçalhado, pelas necessidades e exigências do mundo do trabalho”, explica o presidente.
A primeira Semana Nacional da Família foi realizada em 1992, e de todos os anos traz um tema que defende os valores familiares e cristãos. “É um evento extraordinário que mobiliza a Pastoral Familiar, e outros movimentos e grupos de família de todo Brasil”, afirmou dom João Carlos Petrini.
O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares. “Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.
Para assistir ao vídeo onde dom João Carlos Petrini, abre oficialmente a Semana Nacional da Família do ano de 201, clique aqui.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Jesus é o Pão da Vida (Jo 6, 24-35)


Vamos meditar sobre o longo discurso do Pão da Vida. Depois da multiplicação dos pães, o povo foi atrás de Jesus. Tinha visto o milagre, comeu com fartura e queria mais! Não se proocupou em procurar o apelo de Deus que havia em tudo isso. Acompanhe!  
Leia mais Clique aqui 

sábado, 28 de julho de 2012

Jesus e a fome do povo (Jo 6,1-15)


 No texto deste domingo, Mesters Lopes e Orofino refletem a história da multiplicação dos pães. 
O povo ia atrás de Jesus, porque via os sinais que ele fazia para os doentes. Era um povo faminto e doente, como um rebanho sem pastor. Estava desorientado. Buscava sinais, buscava um líder. Seguia a Jesus, porque enxergava nele o novo líder capaz de resolver os seus problemas. 


Leia mais CLIQUE AQUI

Cocílio Vaticano II


 Estivemos presentes entre o dia 24 e 27/07/12 na Formação Diocesana com o tema: Concílio Vaticano II, série de conferências realizadas entre 1962 e 1965, cujo objetivo visa modernizar a Igreja e atrair os cristãos afastados da religião.O papa João XXIII convidou bispos de todo o mundo para diversos encontros, debates e votações no Vaticano.







sábado, 21 de julho de 2012

O Senhor é meu pastor! Nada me falta! (Mc 6,30-34)

Depois do banquete da morte promovido por Herodes que matou João Batista, vem o banquete da vida. Jesus alimenta o povo faminto no deserto. Povo faminto é o que não falta hoje. Iniciativas para dar de comer ao povo também existem. Vamos aprofundar mais essa reflexão?
Leia mais CLIQUE AQUI

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Envio dos doze para a missão (Mc 6,6-13)

O conflito cresceu e tocou de perto a pessoa de Jesus. Como ele reage? De duas maneiras: diante do fechamento da sua família e do seu povoado, Jesus deixou Nazaré de lado e começou a percorrer os povoados nas redondezas. Além disso, ele abriu a missão e intensificou o anúncio da Boa Nova. Chamando os doze, os enviou com as seguintes recomendações...
 Continue a conversa com Mesters e Lopes CLIQUE AQUI

domingo, 8 de julho de 2012

A difícil missão do profeta que não faz milagres

Esta narrativa de Marcos tem como núcleo a proclamação de Jesus: "Um profeta só não é valorizado na sua própria terra". É a sua rejeição pelos frequentadores da sinagoga e por seus familiares. É uma ruptura com as tradicionais estruturas sociorreligiosas de parentesco do judaísmo, que se afirma como povo eleito a partir dos vínculos carnais de consanguinidade, comprovados por genealogias. 
Leia o texto de José Raimundo Oliva CLIQUE AQUI

• Onde não há fé, Jesus não pode fazer milagre! (Mc 6,1-6) 
Marcos apresenta o crescimento do conflito vivido por Jesus e o mistério de Deus que envolvia sua pessoa. Agora, chegando ao fim, a narração entra numa curva. Começa a aparecer uma
nova paisagem.   Continue meditando com Mesters e Lopes CLIQUE AQUI
 

terça-feira, 3 de julho de 2012

Aconteceu nosso Arraiár na Creche!!!

Aconteceu no dia 30 de Junho de 2012 a nossa Festa Junina na Creche do Serviço Promocional da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Cocaia. Contamos com a participação dos alunos, pais e amigos de nossa creche. Foi um momento muito especial, onde a diversão e a solidariedade caminharam juntas. Toda a renda arrecadada durante a festa será revertida para os futuros eventos da creche! Obrigada pela colaboração e participação de todos.



Dê uma espiadinha nas fotos!

http://www.flickr.com/photos/81778772@N05/sets/72157630402795616


domingo, 1 de julho de 2012

sábado, 30 de junho de 2012

Encontro de formação de voluntários do Serviço Promocional


Aconteceu nesse sábado (30/06) o Encontro de formação de voluntários do Serviço Promocional da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Cocaia. Com o lema “Eu sou feliz da comunidade!”.

O intuito do encontro foi como trabalhar em equipe na comunidade.

Rio + 20: O que ganhamos?

Reconhecidos cientistas ambientalistas dizem que não aconteceu praticamente nada entre 1992 e 2012 quanto à política pública e compromisso mundial no que diz respeito a mudanças climáticas. Onde quer que vamos, levamos destruição e obrigamos ao resto da espécies a fugir. Lá onde reina nosso pensamento baseado na economia, prevalecem a pobreza, a exploração e a fome Leia mais CLIQUE AQUI 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

IBGE divulga dados do CENSO 2010, CERIS mostra "Igreja viva"

simbolosJMJAinda que no Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos tenham diminuído em relação ao Censo do ano 2000, o Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS. Veja mais em  www.cnbb.org.br