quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Boas notícias de nosso Bispo!

do site da Diocese:

Mensagem de Dom Joaquim Justino Carreira ao Presbitério e ao Povo de Deus em Guarulhos

by PASCOM

Brasao_Dom_JoaquimQueridos irmãos e irmãs,
A PAZ ESTEJA CONVOSCO!
Hoje, dia 22 de janeiro de 2013, faz um ano que assumi com muita alegria e festa a Diocese de Guarulhos.
Foi um ano de intenso trabalho e imensa alegria com as descobertas de tantas coisas boas que acontecem em nossa Diocese, bem como a descoberta de muitas coisas que podem melhorar em nossa vida de fiéis e de pastores do povo de Deus em Guarulhos.
Fiquei profundamente surpreso com a descoberta desse mal estar de saúde: câncer no intestino. E também com as intercorrências que se manifestaram no tempo de internação: artrose nos joelhos e nas pernas, enfraquecimento geral, anemia e outras manifestações. Tudo tenho oferecido pelo bem da Igreja, completando na minha carne o que falta à Paixão de Jesus.
O fenômeno da oração que tal situação desencadeou, tanto na Diocese quanto na vida das pessoas por onde passei trabalhando pastoralmente, foi de um consolo imenso.
Agora, já restabelecido de muitos sofrimentos corporais e espirituais, aguardo ansiosamente retornar aos trabalhos a que Deus me chama junto à Diocese de Guarulhos, perguntando a Deus não por que, mas “para que, Senhor?”
Minha estima, bênçãos e gratidão a todos.
Até breve!
Dom Joaquim Justino Carreira
Bispo Diocesano de Guarulhos

domingo, 6 de janeiro de 2013

Nota sobre a saúde de Dom Joaquim Justino Carreira


Ao presbitério e diocesanos de Guarulhos

Seja bendito o nome do Senhor!

Nosso querido Dom Joaquim foi hoje, dia 05 de janeiro, submetido à cirurgia para retirada de tumor no intestino. Deus guiou a mão dos médicos e a cirurgia teve grande êxito. Por volta das 17h, ele já estava falando, e muito consciente de tudo. Envia a todos sua afetuosa bênção e expressa seus mais sinceros agradecimentos pela união espiritual e solidariedade. Deverá permanecer no hospital por tempo ainda não determinado, para tratamentos complementares pós-cirúrgicos. As perspectivas de recuperação são muito boas e promissoras. Por enquanto, ele permanece na UTI, como é de praxe, e as visitas continuam restritas.

Queremos agradecer sinceramente a todos os que estão devotando sua oração por nosso querido pastor; a força da oração do povo de Deus é a grande causa do sucesso dos procedimentos e da paz espiritual de nosso bispo.
Também agradecemos à equipe técnica e ao corpo clínico do Hospital Santa Catarina, bem como às irmãs da Congregação de Santa Catarina, pela acolhida e prontidão e profissionalismo.


Nosso louvor a Deus pela disposição daqueles e daquelas que se dispuseram a doar sangue – a campanha está sendo muito bem sucedida e beneficiará outras pessoas. 


Também nosso obrigado aos meios de comunicação, TV, rádio, internet, jornais e outros por sua colaboração.
Um agradecimento especial aos inúmeros bispos, padres, seminaristas, religiosas, e demais membros do povo de Deus que tem manifestado sua solidariedade e união espiritual. Permitam-me nomear o Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer, por sua preocupação e carinho para com Dom Joaquim e para com a Igreja de Guarulhos.

Nosso querido pastor continua sua missão de santificar, ensinar e servir o povo de Deus, também quando está enfermo; sua fragilidade física tem expressado seu vigor espiritual e capacidade de congregar o rebanho de Cristo.

Continuemos nossas atividades pastorais: além da oração, é o melhor meio de unirmo-nos à missão de nosso pastor.

Que a Virgem Imaculada interceda por nós!

Padre Antonio Bosco da Silva

Vigário Geral da Diocese de Guarulhos

Guarulhos, 05 de janeiro de 2013.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Quem visitou Jesus primeiro? Os pastores ou os magos?


Historicamente, não é possível determinar a questão.
O fato é que a comunidade de Mateus, que tem como intenção manifestar Jesus aos povos (epifania),  apresenta os magos estrangeiros visitando e acolhendo o messias na criança de Belém.  A comunidade de Lucas, no entanto, anunciando a boa-nova ao pobres, apresenta os pastores  como primeiros destinatários da notícia do nascimento do menino na manjedoura da gruta de Belém. 
O site do CEBI apresenta um comentário a cada um dos dois textos. O texto de Mateus 2,1-12 será refletido por várias igrejas no próximo domingo, na chamada Festa da Epifania.





No primeiro texto, Marcelo Barros escreve um bela carta à comunidade de Mateus:
Irmãs e irmãos da comunidade de Mateus,
Ao contar a visita dos magos a Jesus Menino, vocês não pretendiam narrar um relato histórico ou um fato jornalístico. Quiseram significar o encontro de Jesus com os outros povos e culturas.


No segundo artigo, Carlos Mesters e  Mercedes Lopes afirmam que pastores representam gente pobre e discriminada:" Pessoas que vivem marginalizadas de tudo são as primeiras convidadas (2,8). Os pastores reconheceram Deus presente numa criança (2,20)"