quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bartimeu, o cego de Jericó, discípulo modelo para todos nós (Mc 10,46-52) - Mesters e Lopes

Finalmente, após longa travessia, chegam a Jericó, última parada antes da subida para Jerusalém. O cego Bartimeu está sentado à beira da estrada. Não pode participar da procissão que acompanha Jesus. Mas ele grita, invocando a ajuda de Jesus: "Filho de Davi! Tem dó de mim!" O grito do pobre incomoda. Os que vão à procissão tentam abafá-lo. Mas "ele gritava mais ainda!" E Jesus, o que faz? 
leia mais em www.cebi.org.br

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Quem tem olhos não quer enxergar (Mc 10,35-45) - Carlos Mesters e Mercedes Lopes



O texto deste domingo traz a discussão dos discípulos pelo primeiro lugar. Pelo jeito, os discípulos continuavam cegos! Enquanto Jesus insistia no serviço e na doação, eles teimavam em pedir os primeiros lugares no Reino, um à direita e outro à esquerda do trono. Sinal da ideologia dominante da época tinha penetrado profundamente na mentalidade dos discípulos.
Leia mais CLIQUE AQUI

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Festa Nossa Senhora Ap. - 2012



Aos pés de Nossa Senhora Aparecida são colocados pedidos, rezam-se orações, acendem-se velas, mostram-se olhares. Sim, o olhar do povo que muitas vezes não sabe expressar o que quer realmente dizer à Mãe Amorosa. Foi com esse sentimento, que festejamos como muita alegria a nossa padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Obrigada Mãe por tudo!!

FOTOS DA FESTA

domingo, 14 de outubro de 2012

Vai, vende tudo que tens e dá aos pobres!



O texto deste domingo (Marcos 10, 17-30) traz dois assuntos: (1) Conta a história do moço que perguntou pelo caminho da vida eterna e (2) chama a atenção para o perigo das riquezas. O moço não aceitou a proposta de Jesus, pois era muito rico. Uma pessoa rica é protegida pela segurança que a riqueza lhe dá. Ela tem dificuldade em abrir mão desta segurança.
Leia mais CLIQUE AQUI!

“Redescobrir a alegria de crer”, diz Bento XVI na abertura do Ano da Fé


PapaAnodaF

Na manhã da quinta-feira, 11 de outubro, o papa Bento XVI presidiu a missa de abertura do Ano da Fé. Cinquenta anos depois da abertura do Concílio Vaticano II, a praça de São Pedro recebeu milhares de fiéis do mundo todo.

A celebração também recordou que há 50 anos começava o Concílio Vaticano II. “Eu já estava no seminário na época. E hoje eu estava na mesma Praça São Pedro, no Vaticano, com uma multidão, sob um sol de lascar, para a celebrar a data e o início do Ano da Fé”, testemunhou padre Maurício Brandolize, brasileiro que atua em Goiás e que participou da cerimônia...

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HOJE NA SEMANA DA PADROEIRA

abertura do Ano da Fé

11/10, 19h30, terço as 19h

PARTICIPE!

Papa afirma: O Concílio Vaticano II é imagem da Igreja de Jesus Cristo que abraça todo o mundo


Conclio_Vaticano_IIO jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano, publicou uma edição especial por ocasião do 50° aniversário de abertura do Concílio Vaticano II.
A publicação, em 40 mil exemplares, é composta por narrativas intensas do período do concílio com detalhes de crônicas pouco conhecidas e fotografias raras. Abre essa edição o texto de Bento XVI que na época era jovem e participou como teólogo.
Segue início do texto do Santo Padre.
Foi um dia maravilhoso aquele 11 de Outubro de 1962 quando, com a entrada solene de mais de dois mil Padres conciliares na Basílica de São Pedro em Roma, se abriu o Concílio Vaticano II. Em 1931, Pio XI colocara no dia 11 de Outubro a festa da Maternidade Divina de Maria, em recordação do facto que mil e quinhentos anos antes, em 431, o Concílio de Éfeso tinha solenemente reconhecido a Maria esse título, para expressar assim a união indissolúvel de Deus e do homem em Cristo. O Papa João XXIII fixara o início do Concílio para tal dia com o fim de confiar a grande assembleia eclesial, por ele convocada, à bondade materna de Maria e ancorar firmemente o trabalho do Concílio no mistério de Jesus Cristo. Foi impressionante ver entrar os bispos provenientes de todo o mundo, de todos os povos e raças: uma imagem da Igreja de Jesus Cristo que abraça todo o mundo, na qual os povos da terra se sentem unidos na sua paz....
continue lendo em cnbb.org.br

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


HOJE  NA SEMANA  DA PADROEIRA

10/10, Celebração do Perdão, 19h30,  Terço as 19h

PARTICIPE!

terça-feira, 9 de outubro de 2012



HOJE NA SEMANA DA PADROEIRA

09/10 Missa da Esperança 19H30

Com Pe José Miguel da Silva Filho

PARTICIPE!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012




HOJE NA SEMANA DA PADROEIRA
Missa 
com as paróquias da Forania Aparecida

os padres da Região estarão presentes

Preside: Pe Gildarte A. Costa, 
da paróquia São João Batista

VENHA PARTICIPAR CONOSCO!

domingo, 7 de outubro de 2012

Festa da Padroeira

Venha participar conosco da Festa de Nossa Padroeira Nossa Senhora Aparecida- Cocaia!
Já começou! Confira a programação!
 De 06 a 12 de Outubro.

Os leigos são co-responsáveis no ser e no agir da Igreja


Olá, 
segue texto muito interessante, 
indicado a nós por Leandro Ferreira, da paróquia São Bento, Diocese de São José dos Campos

Mensagem de Bento XVI para o Fórum Internacional da Ação Católica

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 23 de agosto de 2012(ZENIT.org) – 

Bento XVI envia mensagem em ocasião da VI Assembléia Ordinária do Fórum Internacional da Ação Católica que acontece na Romênia de22 a26 de agosto. O Evento convida à reflexão sobre a co-responsabilidade: igreja e sociedade.
A mensagem começa recordando que o tema é de grande relevância para os leigos e coloca em evidência o Ano da Fé e a Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização.

“A co- responsabilidade exige uma mudança de mentalidade no que diz respeito, especialmente, ao papel dos leigos na Igreja”, que não devem ser considerados apenas “‘colaboradores’ mas co-responsáveis do ser e do agir da Igreja”, escreve.

O texto continua comentando sobre a importância de aprofundar e viver este espírito de comunhão profundo na Igreja, como afirma o livro do Ato dos Apóstolos: A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma. (4,32) – e continua mostrando como realizar esta ação pela missão da Igreja: “com a oração, o estudo, a participação ativa na vida eclesial, com um olhar atento e positivo em relação ao mundo, na continua busca dos sinais dos tempos”.

O Papa pede para que os fiéis não se cansem de aperfeiçoar sempre mais, “com sério e cotidiano empenho formativo, os aspectos particulares da vocação do fiel leigo, chamados a ser testemunhas corajosas e credíveis em todos os âmbitos da sociedade, a fim que o Evangelho seja luz que leva esperança nas situações problemáticas, de dificuldade, de escuridão, que os homens de hoje muitas vezes encontram no caminho da vida”.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Encontro de Fé e Política


No dia 17 de setembro realizamos em nossa paróquia o encontro com candidatos a vereador que tem atuação pastoral em nossa Diocese.

Compareceram cinco candidatos: Arnaldo, Artur, Mauricio, Marina e Nino. Estiveram presentes alguns paroquianos e também agentes de pastoral que acompanham os candidatos.
Começamos o encontro refletindo sobre o Evangelho de Marcos 10, 32-44, Padre Jair ajudou nesta reflexão demonstrando o contexto e o compromisso do estar a serviço. Refletimos com os candidatos a dificuldade de estar na Câmara Municipal e os desafios e que para estar a serviço precisa do comprometimento de todos e participação.

Aos agentes de pastoral que acompanham os candidatos foi feito o convite de a partir desta experiência não parem, mas entrem para os grupos de Fé e Política e ajudem no acompanhamento dos trabalhos da Câmara Municipal e do Executivo. 
Foi uma reunião muito importante para iniciarmos os trabalhos da Fé e Política em nossa paróquia e convocar a todos para ajudar na transformação tão necessária de nossa política, deixar de ser apenas pessoas que reclamam e que sofrem com os atos errados de pessoas que rouparam nossa política e com seus atos levam muitas pessoas ao sofrimento.

Lembramos da 5ª Semana Social Brasileira que tem como tema “Um Novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver”. Com a reflexão “Estado para que e para quem”
Também falamos da articulação da Pastoral de Fé e Política da Diocese que esta sendo organizada e terá grupos nas forânias.

Se você se interessar em discutir novos rumos para a cidade, ajudar a termos uma Política mais participativa procure a secretaria da Paróquia e deixe seu contato que em próximas reuniões será convidado.
Segue alguns dados dos candidatos presentes e que agradecemos sua participação e compromisso de fazer de seu mandato serviço a todos com a ajuda e participação de todos.

Maurício Barbosa, (Coruja),nº 19077,  34 anos, casado e pai de uma filha. Nascido em Guarulhos/SP,  há 15 anos  comerciante. Formado em Educação Física. Esta no segundo mandato do Orçamento Participativo. Principal proposta se eleito: A promoção da saúde é a solução para uma qualidade de vida melhor a todos. Vai se  empenhar junto à Câmara Municipal pela pratica de atividade física como ferramenta de inclusão para crianças, adolescentes, adultos e idosos, tendo como objetivo principal a prevenção de doenças, evitando que, principalmente, as crianças e adolescentes fiquem com seu tempo ocioso, consequentemente contribuindo para a formação de futuros homens e mulheres com responsabilidade social.

 Artur do Cursinho A-Sol – número 13.451, 32 anos, solteiro, natural de Taiobeiras/MG, onde participou das Comunidades de Base. Professor de Ensino médio,sua principal proposta  é a educação.Criou o A-Sol, Arrastão da Solidariedade, cursinho popular em preparação para os vestibulares, projeto que iniciou em nossa paróquia e agora tem sede própria.  A partir da experiência do A-Sol, pretende implementar novas estratégias de educação na cidade.

Edinaldo Aparecido Ferreira NINO PSL nº 17333 , 41 anos, casado, comerciante  partido
Principais propostas: desenvolver projetos sociais que ajudem os guarulhenses viverem melhor e com mais dignidade,  propor modificações na estrutura da saúde para diminuir demoras e atrasos nas consultas;  Pretende que a educação ganhe novas unidades ,mais profissionais e melhores salários.Desenvolvendo diversos cursos de qualificação.

Marina Hack, nº 27.000, 63 anos, natural de Goiânia, aposentada. Fundadora de uma Entidade que atende crianças e adolescentes. Principal proposta: Ampliar os trabalhos com crianças e adolescentes, garantindo a formação de cidadãos autênticos no compromisso de seus deveres e na busca de e realização de seus direitos
.
Arnaldo Francisco de Souza,  nº 13513, 43 anos, casado, pai de duas filhas, Licenciado em História, principais propostas: - Garantir os direitos dos cidadãos na saúde, educação, esporte e lazer, transporte, segurança e serviços essenciais; - Fortalecer e apoiar a consolidação da política de habitação na cidade; - Contribuir no aprimoramento da política e atendimento no transporte público; - Propor e atuar ativamente para a implantação de programas públicos na recuperação de dependentes químicos.

Leia antes das eleições


Estamos muito próximos das eleições municipais, e gostaria de recordar trechos do discurso do nosso papa Bento XVI, na abertura da Conferencia de Aparecida:

Estamos realmente convencidos de que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida? Diante da prioridade da fé em Cristo e da vida "nele", formulada no título desta V Conferência, poderia surgir também outra questão: esta prioridade, não poderia por acaso ser uma fuga no intimismo, no individualismo religioso, um abandono da realidade urgente dos grandes problemas econômicos, sociais e políticos da América Latina e do mundo, e uma fuga da realidade para um mundo espiritual?
 
        Neste esforço em vista de conhecer a mensagem de Cristo e de a transformar na guia da própria vida, é preciso recordar que a evangelização sempre esteve unida à promoção humana e à autêntica libertação cristã.

 Como pode a Igreja contribuir para a solução dos urgentes problemas sociais e políticos, e responder ao grande desafio da pobreza e da miséria?

A questão fundamental sobre o modo como a Igreja, iluminada pela fé em Cristo, deva agir diante desses desafios, são concernentes a todos nós.

leia o texto na integra em http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2007/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20070513_conference-aparecida_po.html

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Deixai vir a mim as crianças... (Mc 10, 2-16) - Carlos Mesters e Mercedes Lopes

... o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele".

Este é o conselho que Jesus deu aos seus discípulos e continua a dirigir-se a cada um de nós, hoje. Através do Evangelho deste próximo domingo - Marcos 10,2-16, veremos também qual nova relação entre homens e mulheres somos convidados a viver. Naquele tempo, no relacionamento entre homem e mulher, havia muito machismo. No relacionamento homem-mulher ele pede o máximo de igualdade. Leia mais Clique aqui