quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Entenda a Campanha da Fraternidade

           Foi aberta, na Quarta-Feira de Cinzas, a 49ª Campanha da Fraternidade (CF), cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. A solenidade de abertura ocorreu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), dirigida pelo secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, e com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, além de outros convidados.
          Em seu discurso, o secretário geral da CNBB disse que houve “significativos avanços” nas últimas décadas da saúde pública no país. Dom Leonardo também levantou pontos que ainda não são completamente sanados pelo Governo em relação à saúde. “Com a Campanha da Fraternidade de 2012, a Igreja deseja sensibilizar a todos sobre uma das feridas sociais mais agudas de nosso país: a dura realidade dos filhos e filhas de Deus que enfrentam as longas filas para o atendimento à saúde, a demorada espera para a realização de exames, a falta de vagas nos hospitais públicos e a falta de medicamentos..." Saiba mais no blog da CNBB. Clique aqui!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Confira a edição de Fevereiro do Jornal Comunicação Paroquial

Confira a edição de Fevereiro do jornal Comunicação Paroquial em versão digitalizada.

Celebre conosco o início da Quaresma!

Na Matriz Cocaia e nas capelas Sta Edwiges, São José, São Vicente e São Judas, nesta quarta feira de cinzas às 19h30.

E mais, faça o exercício da Leitura Orante! Todos os dias, clique no link  para ler o Evangelho da missa do dia. Participe e comece bem este tempo!
Pe Jair

Preparemos com alegria o caminho da Páscoa!

Apresentação da Campanha da Fraternidade 2012

“Converte-te e crê no Evangelho” 
 
... A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição.

Assim, atingidos por Ele e transformados n’Ele, percebemos que todas as realidades devem ser transformadas, para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino.

(...) A Igreja propõe como tema da Campanha deste ano: “A fraternidade e a Saúde Pública”, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.

A Igreja, nessa quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte. E, ao mesmo tempo, exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado.

À nossas Comunidades, grupos e famílias, uma abençoada caminhada quaresmal e celebremos a Jesus Cristo que fez novas todas as coisas.
 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Prelado de São Felix - MT
Secretário Geral da CNBB
 
 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CNBB fala sobre Ficha Limpa

Enquanto muitos brasileiros estavam pensando no Carnaval, o Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (CONSEP), reunido de 14 a 16 de fevereiro, discutia assuntos muito importantes para o Brasil: a Lei da Ficha Limpa, o uso e distribuição de camisinhas pelo Ministério da Saúde no período do carnaval, a situação dos povos indígenas e o Conselho Nacional de Justiça. Confira no blogdacnbb.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013

E aí juventude! Paz e bem!
Vocês já viram como ficou a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013? Não! Então confira logo abaixo:


JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE: 21 de Abril de 2012
JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: 23 a 28 de Julho de 2013


Como sabemos, a Igreja do Brasil está em festa, pois a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para ser sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de Julho de 2013, marcando a segunda visita do papa Bento XVI ao nosso país. As JMJ são uma “maravilhosa celebração da fé”, uma “peregrinação” e um “período de profunda renovação espiritual” dos jovens do mundo inteiro com a Igreja rumo a Cristo.
As Jornadas são realizadas no âmbito diocesano e mundial. A celebração mundial reúne, durante uma semana, milhares de pessoas jovens do mundo todo para vivenciar e aprender sobre a fé e construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas. Os encontros diocesanos são celebrados simultaneamente em diferentes dioceses do mundo. Para cada ano o papa propõe um tema e uma mensagem que leva à meditação de “algumas verdades essenciais do ensinamento evangélico” e busca “alimentar a fé e imprimir novos impulsos ao apostolado dos jovens”. Para o ano de 2012, o tema proposto pelo papa é “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4, 4), texto que foi adotado como lema do Ano Diocesano da Juventude.
Desta forma, a diocese de Guarulhos e o Setor Juventude Diocesano se preparam para vivenciar estes dois grandes momentos: a JDJ e a JMJ. Queremos, pois, motivar os jovens de nossa diocese para que participem da JMJ. Por isso, queremos fazer um grande evento de lançamento do nosso caminho de preparação rumo à JMJ. Este evento será a Jornada Diocesana da Juventude: uma grande movimentação, com a presença de pelo menos duas grandes bandas de referência na cultura juvenil e na Igreja Católica, além de celebrações, apresentações culturais, reflexões sobre temas pertinentes à juventude.
Marque na sua agenda: 21 de Abril de 2012! Este dia será a maior mobilização da juventude católica em Guarulhos! Não perca!